- Adams Comunicação
Como fazer o planejamento das redes sociais
As redes sociais são primordiais para o marketing digital, mas quando mal usadas podem não dar resultado ou ter um resultado não perceptível. Cada rede social tem seu formato e a marca deve produzir conteúdos baseado a experiência que cada usuário vai ter em cada site. Os perfis de marca são as novas vitrines, é preciso organizar bem para passar uma boa impressão para o usuário.
Saiba porque sua empresa deve ter uma redes sociais

Como planejar
Assim como no marketing tradicional, primeiro pesquise seu público, entenda suas demandas e inquietações. Confira em alguns passos como a Adams planeja para cada cliente.
Brainstorm
Reúna a equipe e faça uma reunião. Soltem ideias e vão lapidando de acordo com o nicho da marca.
*Delimite o nicho, ou seja, a pegada que a sua empresa vai ter nas redes sociais. Exemplos: vendas, percepção da marca, suporte ao usuário, gerador de tráfego, etc.
Mensalidade
Pegue um calendário e estabeleça um tópico importante a ser abordado para cada mês do ano, assim fica mais fácil o processo criativo. De preferência, aposte em assuntos que integrem os usuários com a marca.
Cronograma
Pensar em um cronograma mensal ou trimensal é essencial para manter uma rotina, muito apreciada pelos fãs. Organize as publicações que serão feitas, quais dias e horários, assim fica mais fácil a organização e produção do conteúdo.
Saiba qual o melhor horário para postar
Datas comemorativas
As datas comemorativas são muito utilizadas no e-commerce, mas sua marca não precisa necessariamente vender produtos nas redes sociais para aproveitar também. De maneira criativa é possível abordar datas de forma cativante, gerando mais tráfego e credibilidade. Mas cuidado, não adianta pegar todas as datas comemorativas que ver na frente e colocar na estratégia. Pesquise as que se relacionam com a sua marca.
Confira como lucrar muito na Black Friday com marketing digital
Atenção as novidades
Depois do brainstorm, fazer um cronograma e estabelecer as datas comemorativas a sua estratégia está praticamente pronta. Mas não esqueça de estar sempre antenado nas novidades, o planejamento é um norte mas pode ser adaptado de acordo com a necessidade. Exemplo: memes, notícias da área, etc.
Redes
Cada rede social tem um forte, não adianta publicar a mesma coisa do mesmo jeito em todas elas. Estude as que você pretende utilizar na estratégia e adapte os conteúdos para as diferentes formas necessárias. Por exemplo no Twitter, as threads são um sucesso, já no Instagram, os vídeos curtos e Stories animados são uma febre.
As hashtags são peça chave do marketing digital, não as deixe de lado.
Outros textos que podem te ajudar a fazer um planejamento perfeito para suas redes sociais.