- Adams Comunicação
Facebook: impulsionar ou anunciar?
O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo. Em média no Brasil, existem 130 milhões de usuários, a segunda rede mais utilizada por aqui. Porém, com a mudança nos algoritmos o acesso a publicações foi reduzido drasticamente. Quando uma página realiza algum post uma porcentagem muito pequena dos fãs tem acesso no feed. Para aumentar o alcance de alguma publicação é preciso investir no Facebook Ads, uma plataforma que permite ampliar o alcance em troca de dinheiro. Outro jeito de ampliar o impacto com o Facebook Ads é patrocinar um anúncio, que consiste em produzir uma campanha e lançá-la para um público específico que você delimita.

Entenda a diferença de impulsionamento e anúncio
O impulsionamento
A cada minuto, cerca de 136 mil fotos de vídeos são publicados no Facebook, de acordo com a Global Digital Report 2019. O avalanche de informação faz com que os usuários não tenham contato com todo o conteúdo postado no site. Estima-se que o alcance médio de uma publicação simples seja de menos de 20% dos fãs da página.
O impulsionamento vai ampliar o acesso dos seus fãs a uma publicação específica. É indicado para a divulgação de promoções, descontos e ofertas; divulgação de eventos e fatos relevantes para a marca; postagens relevantes em outras mídias como blog e outras ações de cross media. O máximo de duração do impulsionamento é 7 dias, para preservar o aspecto cronológico do feed de notícias.
Um post impulsionado aparece no perfil da página!
O anúncio
O anúncio, diferente do impulsionamento, não é um post dentro do perfil da página. Para anunciar é preciso fazer um post específico que vai aparecer nas barras laterais e\ou no feed de notícias. Ele é mais indicado para ampliar o impacto não só entre os fãs, mas o público que você escolher. É uma estratégia que visa ampliar as conexões, não necessariamente gerar leads. Entrar na “boca do povo”.
Em ambos é possível acompanhar o andamento da campanha, o Facebook Ads oferece dados precisos sobre cada interação, clique, impacto, etc. Assim é possível entender que tipo de conteúdo seu público prefere e melhorar nos próximos investimentos.
Quer saber mais sobre impulsionamento em redes sociais? Baixe nosso ebook.