- Adams Comunicação
Lições de marketing digital da Kim Kardashian
Não precisa nem apresentar, a figura Kim Kardashian é símbolo da cultura pop da última década. Ela e o resto do clã Kardashian-Jenner se consagraram como família real das redes sociais através de, ao contrário do que muita gente pensa, inteligência e estratégia.
E eu vim aqui hoje para provar que ela tem lições valiosas para quem está se aventurando no mundo do marketing digital.
A família sempre esteve envolvida em casos famosos e escandalosos, como o julgamento de O.J Simpson que literalmente parou os Estados Unidos. E como? O pai de Kim foi um dos advogados de defesa e amigo do ex jogador Simpson. Hoje existe até um documentário na Netflix sobre o caso.
Uma peça chave que não depende de você são os contatos de famosos que a família sempre teve. Mas vou te provar que não é só de contatinhos que as Kardashian conquistaram a fortuna de aproximadamente 1,5 bilhão de dólares e 537 milhões de seguidores nas redes sociais.
As Kardashians nunca se comportaram dentro dos padrões, na verdades, elas estabeleceram alguns. A primeira lição está aí: INOVE
Inovação
Apesar do reality show Keeping Up with The Kardashians render uma fortuna para todos os membros da família, elas não se contentaram. Criaram aplicativos e dominaram as redes sociais, empreenderam em diversas áreas e fizeram da sua imagem um meio automático de publicidade.
Kim, por exemplo, tem emojis com seu rosto e os vende. Ná época foi muito criticada, mas é fato que o público apreciou e agora diversos influenciadores tem seus emojis disponíveis para compra.
A irmã Khloe aproveitou ser alvo de críticas sobre o seu corpo e lançou um livro sobre seu processo de emagrecimento. Além de uma marca de jeans que prega se encaixar em qualquer corpo.
A caçula, e mais rica de todas, desenvolveu uma marca de maquiagens que começou com batons e gloss, depois de claro, ter sido muito criticada por fazer preenchimento labial.
No meio desses exemplos deu para captar outra dica: TRANSFORME ADVERSIDADES EM DINHEIRO.
Não precisa ser polêmicas como o clã, mas avalie os problemas que podem surgir e transforme isso em um jeito de impactar mais o seu público.
Persona
Outra lição importantíssima é a ligação que a família tem com o seu público. Elas de fato gastaram um bom tempo tentando entender as demandas, desejos e aflições. Agora não é preciso correr atrás dessas informações, a aproximação que elas têm através das redes sociais permite entregar e entender com maior facilidade o público alvo.
Ou seja, conheça o seu público! Entregue no formato preferido os assuntos desejados. Não adianta investir em um produto que a sua persona não tem interesse.
Inbound Marketing
Conheça as tendências e invista neles. A Kim percebeu o interesse das pessoas por suas maquiagens impecáveis e começou a fazer publicações voltadas para isso. Algumas ensinando uma maquiagem, outras falando sobre tal produto e assim vai. Hoje o maquiador dela é um dos mais seguidos no Instagram e também monetiza aulas de maquiagem online.
O que ela fez aqui? Enxergou um assunto potencial e investiu tempo nele. Mas perceba que é uma realidade para ela, uma verdade! não tente enganar seu público, fale sobre assuntos que domina.
Influenciador
A Kim Kardashian nada mais é que uma influenciadora digital, mas como? Ela domina um assunto e virou referência nele.
Estude muito bem a sua vertente e tudo que seja possível saber sobre ela. Não precisa se expor como o clã faz, mas mostre que você entende. É interessante mostrar como tal produto é feito, porque ele é feito daquela forma. As pessoas gostam de se sentirem próximas, então utilize uma linguagem que ofereça isso ao público.
Aplicando essas dicas você pode se tornar a próxima Kardashian a sua área. basta ter consistência e usar a cabeça para se aproximar do usuário.
