- Adams Comunicação
Público alvo X Ideal Customer Profile X Persona
Existe três tipos de perfis para estabelecer: o público alvo, ideal customer profile e a Persona. É importante entender que elas não são sinônimos, mas sim complementares.
Público alvo
Definição antiga e genérica, utilizada no marketing tradicional, com pouca assertividade. As informações vêm de estudos de mercado e pouco fundamentado em dados concretos.
Exemplo: o público alvo de uma colônia de férias são crianças, de 5 a 15 anos, que moram na cidade de Joinville.
Ideal Customer Profile
Mais específico que o anterior, baseado em dados de marketing, vendas e pós vendas. A característica generalizadora é presente, mas já coloca a marca, que a desenvolve, a frente das outras.
Exemplo: o ideal customer profile de uma colônia de férias são pais que têm filhos de 5 a 15 anos. Moram nas regiões central e norte da cidade de Joinville e ganham em média 5 salários mínimos.
Persona
É o comprador ideal, um perfil detalhado do cliente. Feito através da coleção dos dados obtidos nas anteriores e de entrevistas semi-estruturadas. Já tenho um público alvo, meu Ideal Customer Profile está pronto e agora? Como estabeleço minha Persona?
Como estabelecer uma persona
Primeiro de tudo, sua marca não precisa ter apenas uma persona, o mecanismo existe para segmentar impulsionamentos e campanhas. Ou seja, sua marca pode ter alguns perfis de clientes e excluir alguns deles não é o objetivo.
A Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Essa métrica guia a criação de conteúdo e estratégias de marketing digital.
Para ter uma boa persona, é necessário compreender a jornada de compra e as insatisfações dos clientes.
Perguntas para fazer
Onde meu cliente mora?
Qual a idade dele?
Por que ele consome meu produto?
Por qual rede social ele interage com a marca?
Qual é a escolaridade?
Qual cargo ocupa no trabalho?
Quais são seus hábitos?
Frustrações? Desafios? Crenças? Ambições?
Qual é o estilo de vida? Hobbie que pratica?
Quem influencia suas decisões? Onde busca informação?
Qual é o hábito de compra e os critérios?
Não se atenha a essas perguntas, você pode ir além. Quanto mais informações, mais preciso e lucrativo será seu investimento no Facebook ou Instagram. Existe ainda, algumas tabelas de personas prontas que você pode buscar no Google, para se basear e descobrir o seu cliente. O ideal é pesquisar por si próprio, entrar em contato com clientes que estão sempre interagindo e pedir um pouco do seu tempo, você pode oferecer algum tipo de benefício ou brinde para incentivar.